Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novas Políticas

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

Novas Políticas

09
Jul09

Ética republicana

Francisco Mota Ferreira

Confesso que não sou particularmente fã da expressão que puxei para o título deste post. Mas foi o que imediatamente me lembrei, quando li a notícia de que o Presidente da República avisou os partidos políticos e o Governo relativamente a aprovação de leis, nos próximos três meses, que possam provocar “fortes divisões partidárias, "fracturas na sociedade portuguesa" ou que signifiquem "elevados encargos para o futuro".

Muito embora este tipo de aviso seja inédito, temo que as palavras de Cavaco Silva acabem por cair em saco roto. Claro que se a ética republicana não fosse um mero verbo de encher entre a classe política quando, por qualquer motivo se sentem acossados, esta era uma questão que nem se colocaria.

O problema aqui é que, para um Governo, que ainda há alguns meses achava que era imbatível e que se vê agora confrontado com a possibilidade real de perder as próximas eleições, a tentação de fazer campanha através de uma fúria legislativa falará certamente mais alto. Quanto mais não seja, pela vontade de alguns socialistas de quererem esticar a corda e tentar levar o Chefe de Estado a um extremar de posições. Falta-nos ética republicana, de facto.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.