Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novas Políticas

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

Novas Políticas

06
Ago09

Política Externa

francisco pereira coutinho

 

Tentar perceber as linhas fundamentais da política externa portuguesa através da leitura do programa eleitoral do PS constitui um esforço digno de encómios.
 
O PS começa com um truísmo: nas próximas décadas “ocorrerão profundas transformações no sistema internacional, com sérias consequências para Portugal e para os portugueses”. Quais são, em concreto, as consequências a que alude o PS não é explicado.
 
Descrevendo um cenário apocalíptico de crise mundial, anuncia o PS que Portugal deve ter um papel relevante na nova ordem internacional “através de uma participação activa nas instituições e organizações internacionais que integra, valorizando cada vez mais as nossas relações históricas fora do espaço europeu”. Ou seja, devemos fazer aquilo sempre fizemos, ficando, contudo, o leitor com a legítima dúvida de saber a que Estados ou conjunto de Estados com relações históricas com Portugal alude o PS: o Magrebe? Os Palop? Os países ibero-americanos?
 
Segue-se um apelo ao multilateralismo, à participação de Portugal nas organizações internacionais e à reforma do sistema das Nações Unidas e do Conselho de Segurança. Mas haverá ainda alguém de bom senso no nosso país que advogue o isolacionismo internacional ou que não defenda uma reforma das Nações Unidas?
 
Omissa ficou, surpreendentemente, qualquer referência à chamada “diplomacia económica”. Quererá isto significar que, em caso de vitória eleitoral do PS, não voltaremos a ver o Primeiro-Ministro da República a fazer de “agente comercial” de um empresa de computadores em cimeiras internacionais ou em périplos com o mesmo objectivo por Estados de reputação democrática duvidosa como a Venezuela ou a Líbia. Ainda que tal fosse seguramente lamentado pelos “Gatos Fedorento”, a dignidade da política externa portuguesa muito o agradecia.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.