Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novas Políticas

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

Novas Políticas

30
Jul09

Ainda alguém acredita?

Francisco Mota Ferreira

O PS apresentou ontem o seu programa eleitoral. Para além da questão dos 200 euros para os petizes, já aqui referida, as medidas avulso que os socialistas propõem devem ser desmascaradas.

1 – Relançamento da Economia - É verdade que este Governo apanhou em cheio com a crise, mas não só mostraram uma clara desorientação, como as propostas que apresentaram para a debelar (ex. grandes obras públicas) ficaram aquém da solução. Este Governo não tem a resposta para o relançamento da Economia. Não a teve nos últimos quatro e Deus nos livre da maioria do eleitorado achar que as poderiam ter para os próximos quatro.

2 – Promoção do emprego - Em 2005, prometeram 150 mil novos empregos. Nunca tanto como nestes quatro anos o desemprego subiu.

3 – Políticas sociais – Tirando uma solução de remendo para a Segurança Social, as políticas sociais falharam. Nunca tanto como agora há excluídos, necessitados, pobres e novos pobres, à procura de respostas que o Estado não dá.

4 – Casamento entre pessoas do mesmo sexo – Folclore de um partido que tenta piscar o olho à esquerda. Não é um assunto em agenda e, quando o foi, ainda nesta legislatura, o PS inviabilizou a proposta do Bloco.

5 – Referendo sobre a regionalização – Depois do aborto, este é o segundo espinho encravado na garganta socialista. O País não sente necessidade de uma mudança nesta área.

6 – Sistema de Justiça mais célere – Casa Pia, Freeport, BPN, BPP… os exemplos podiam continuar. A proposta de uma justiça mais célere é, certamente, o momento de humor deste programa eleitoral.

7 – Reforçar as forças de segurança – Com este Governo houve menos Polícias, menos condições para as forças de segurança e um aumento sem precedentes da criminalidade.

8 – Reforma fiscal que favoreça a classe média – nos últimos 4 anos, este Governo tudo fez para, praticamente, acabar com a classe média em Portugal: Tributação fiscal injusta, menos benefícios sociais e fiscais são alguns dos exemplos que me ocorrem de momento.

9 – Internacionalização das empresas nacionais, em particular as PME´s – Mais um folclore. Tomara as empresas que o Estado lhes pagasse o IVA a tempo e horas, quanto mais que garantisse possibilidades de internacionalização…

10 – Fundo de 250 M€ para a internacionalização das PME´s – Na sequência do ponto anterior. Onde? Quem paga? Há mecanismos céleres ou toneladas de burocracia?

11 – Reforma do IRS, com um modelo progressivo favorável às classes médias – Uma ideia que surge de quatro em quatro anos e que misteriosamente desaparece ao longo da legislatura.

12 – Revisão da Lei Eleitoral, com reconfiguração dos actuais círculos eleitorais – Embora não seja assumido, lá vem a eterna conversa dos círculos uninominais. Não interessa ao comum dos mortais e mesmo entre a classe política a opinião não é unânime.

13 – Combate à corrupção – Alguém ainda se lembra do que aconteceu ao pacote Cravinho? E para foi exilado o ex-ministro do Governo de António Guterres?

14 – Pacto de Emprego para promover o acesso de 25 mil jovens a estágios profissionais. Uma medida que dependerá da boa vontade dos parceiros sociais e cujos resultados prevêem-se naturalmente aquém do número.

15 – Novo apoio público às famílias trabalhadoras com filhos para reduzir o risco de pobreza entre os que trabalham. Mais uma medida para encher o olho, que se traduzirá certamente em insignificantes euros por agregado familiar…