Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novas Políticas

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

Novas Políticas

22
Jul09

Proponho que façam um "Manifesto dos 101" contra Vítor Bento

Miguel Morgado
Através do Miguel Noronha, do Insurgente, fui parar a este post do Vítor Bento, da SEDES.
.
 
«[O] Diário Económico (…) dedica[-se [hoje] à “divulgação” [da] Terceira Travessia do Tejo (TTT). Mesmo descontando o propósito do exercício, o conteúdo da “divulgação” tem informações interessantes.
Assim e quanto à TTT, fica-se a saber que “‘o projecto não apresenta rentabilidade financeira’ por si só, quer na componente rodoviária, quer na ferroviária, gerando um prejuízo previsível de mil milhões de euros”. No entanto – surprise! – este prejuízo financeiro é transformado numa “taxa interna de rentabilidade económica (TIRE) de 20.47% [!!] e um valor actualizado líquido económico (VALE) de 9.8 mil milhões de euros”. Como?! Ahah, “pelos benefícios obtidos com a redução do tempo médio de viagem das travessias sobre o Tejo, pela redução dos custos operacionais dos carros que dessa forma se consegue e pelo impacto positivo em termos ambientais”. E mais: com “O aumento de produtividade [?!], a criação de mais 3.800 empregos na fase de construção e de 163 na fase de operação, assim como o facto de potenciar o transporte ferroviário de mercadorias”.
Ou seja, as componentes objectivas do projecto dão um prejuízo financeiro de mil milhões de euros, mas as componentes da mais pura e arbitrária subjectividade dão um benefício “económico” de 11 mil milhões. Com este método, há algum projecto que alguma vez dê prejuízo?! Só me surpreende a modéstia, e o desamor ao País, de quem, perante uma rentabilidade económica de 20.5% e uma economia com tão baixo potencial de crescimento económico, apenas queira construir uma ponte e não duas ou três
.
---
 
 
Sugiro aos mobilizados do costume que preparem mais um manifesto, mas desta feita com 101 assinaturas, porque é esmagador e mais bonito. O manifesto deve recordar o facto histórico de que Keynes sempre foi a favor de várias pontes sobre o Tejo, e não deve descurar a verdade eterna de que com "vontade política" (noutros tempos, ou para outras pessoas, a expressão mais adequada seria talvez "fervor socialista") tudo se faz. Com "vontade política", as taxas de rentabilidade dos investimentos, os salários, a produção, a temperatura da água do mar, tudo se resolve em nosso proveito. O problema é que andam para aí uns tipos que não têm "vontade política". É por isso que tenho toda a confiança de que os autores do novo manifesto não se importarão de intitulá-lo "O TRIUNFO DA VONTADE".

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.