Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novas Políticas

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

Novas Políticas

13
Jul09

Campanhas eleitorais (II)

Francisco Mota Ferreira

 

Confesso que me faz alguma confusão esta paranóia em relação aos investimentos públicos e quais os rumos que queremos dar ao nosso País em termos de TGV, novo aeroporto, infindáveis pontes e sei lá que mais, de uma panóplia verdadeiramente absurda de obras em Portugal, como se estivéssemos a viver no Dubai...
 
Sempre entendi que os investimentos públicos de nada servem, se os mesmos não forem acompanhados de políticas eficazes de crescimento económico que se traduzam numa verdadeira mais-valia para o País.
 
Por isso, não entendo esta obsessão relativa aos investimentos públicos que o PS quer apostar em força e o PSD aparentemente quer travar. Actualmente, se formos a ver os dados estatísticos, Portugal é o Estado europeu que mais investe em políticas públicas. No entanto, esta aposta não se traduz num resultado eficaz em termos de crescimento económico. Ou seja, actualmente, o nosso País é o Estado europeu que menos cresce na UE. Se calhar o caminho não é por aqui.
 
Não chego ao extremo de Durão Barros que na campanha de 2002 dizia que não se iria construir nenhum aeroporto em Portugal “enquanto houver crianças que esperam três anos para serem operadas". Mas considero que o caminho dos investimentos públicos pode e dever ser feito com conta, peso e medida.
 
Dito de outra forma, acho politicamente estranho que PS e PSD ainda não tenham tido oportunidade (ou vontade) de se sentarem à mesa e definirem quais os investimentos públicos que Portugal irá precisar para os próximos anos. Seria interessante, em campanha, saber o que os partidos defendem nesta matéria…
 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.