UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

25
Set 09

As últimas sondagens foram claras em dois aspectos: apresentam o PS em vantagem e um número de indecisos elevado. A levar as sondagens a sério (não esquecer lição das europeias), o resultado final é ainda uma incógnita, e com vários cenários em aberto. Todos os que desejam a "reforma" antecipada de José Sócrates têm várias alternativas à sua disposição. À esquerda podem votar na CDU ou no BE, e à direita no PSD ou no CDS. Mas, apesar de todos os partidos jurarem querer derrotar o PS, sabemos que apenas um o pode fazer na realidade. Os partidos da extrema-esquerda querem uma vitória fraquinha do PS, para o poderem condicionar, e quem sabe, partilhar o governo. O CDS, que acredito que prefira uma vitória do PSD, luta ter um grupo parlamentar forte, e fazer valer a sua agenda. Que tanto pode ser com o PSD como com o PS. O CDS não luta para derrotar José Sócrates, pois isso não está ao seu alcance. Um voto no CDS pode também ser pela manutenção do PS no poder.

Não é uma questão de voto útil ou inútil (todos são úteis, na medida que representam um direito democrático), mas sim de prioridades. E todos sabemos quem é que pode arredar Sócrates do poder. Essa é a grande questão destas eleições, e que os eleitores devem equacionar na hora do voto. A mudança nestas eleições é protagonizada apenas pelo PSD. Por muito que nos queiram dizer o contrário.  

 

publicado por Nuno Gouveia às 15:34

comentário:
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequências imponderáveis! Depende dos distritos ser ou não verdade que o voto CDS, ou noutro partido, é "inútil"... Mais: em muitos casos é imprevisível qual o voto "inútil" (ou seja, o voto que nao se converte em mandatos)! Por favor verifique: http://osocratico.blogspot.com/ e faça o exercício: se mudar UM voto do PSD para o CDS-PP (e não o contrário), RETIRA um DEPUTADO ao PS, dando-o ao CDS-PP! E ao PSD pode muitos votos antes de perder um deputado!
Mais: se 9 votos do PSD fossem para o MEP também retirava um deputado ao PS e dava-o ao MEP...
Em Lisboa a "utilidade" dos votos é ainda mais discutível. Em BRaga, o voto CDS é dos mais úteis para quem for de direita. Ou mesmo.. o voto no BE, se quiser tirar deputados ao PS.
O que diz, da "inutilidade" do voto CDS-PP para quem for de direita é verdadeiro em círculos como a Madeira, Açores, Portalegre, e outros...

O Moscardo a 25 de Setembro de 2009 às 18:12

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas