UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

15
Set 09

O PS tem acusado os seus opositores de realizarem uma campanha maledicente contra o governo. Mas se tivermos em atenção as narrativas que têm conduzido esta campanha eleitoral, verificamos que é precisamente o inverso que tem sucedido.

O PSD tem apostado em mostrar ao país o saldo da governação socialista, apontando um outro caminho e o seu projecto para a sociedade portuguesa. A estratégia principal do PS aponta precisamente as suas baterias para o PSD e Manuela Ferreira Leite, tentando “pintar” a líder como conservadora e retrógrada, chegando ao ponto de a retratar como nacionalista e do tempo da “outra senhora”.  Ainda no debate de sábado, José Sócrates centrou-se em Manuela Ferreira Leite, “esquecendo” as suas propostas e a sua governação.

A linguagem que se tem observado na campanha socialista é incrivelmente negativa, relembrando outras campanhas, onde o PSD foi insistentemente colado à imagem do Estado Novo. Esta parece ser, aliás, a principal mensagem do PS: "nós somos modernos e democratas, eles são antiquados e salazaristas". Felizmente, esta “cantiga” já foi ensaiada anteriormente, e com resultados falhados. João Soares, José Sócrates, Ana Gomes ou Augusto Santos Silva bem podem acenar com o papão fascista, que os portugueses sabem bem quais os valores e princípios que norteiam o PSD. Aliás, como se tem visto nesta questão do TGV, é o interesse nacional que está subjacente ao seu pensamento.

Portanto até ao fim da campanha podemos esperar por mais ataques deste estilo, o que já é normal quando estão em situação desesperada.

Também no Jamais.

 

publicado por Nuno Gouveia às 16:52

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas