UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

03
Jul 09

Desde há muito que o Governo e Sócrates proclamam o investimento público como medida prioritária para dinamizar a economia e contrariar o aumento  do desemprego. Independentemente do acerto ou do desacerto da medida, o que se verifica é que essa proclamação é uma autêntico logro e que, mais uma vez, o governo vem mentindo aos portugueses. Basta consultar os documentos oficiais, Conta Geral do Estado de 2007 e o Relatório de Execução Orçamental de 2008 para o verificar.

 A despesa de capital da Administração Central e da Segurança Social, isto é, o investimento da responsabilidade do Governo, tem vindo a diminuir ano após ano. Em 2005, foram investidos 4,54 mil milhões de euros; em 2006, o valor investido foi menor, 4,16 mil milhões de euros, e em 2007, o valor foi ainda mais baixo, 4, 07 mil milhões de euros. E se em 2005 tal valor representava 3,0% do PIB, passou a representar 2,7% em 2006 e apenas 2,5% em 2007.

No que respeita a 2008, ainda não há Conta Geral do Estado. Mas, compulsando o Relatório da Direcção Geral do Orçamento referente a Dezembro de 2008, aqui apenas no que respeita ao Sub-Sector Estado, verifica-se que o investimento foi de 2,8 mil milhões de euros, equivalente a 6,1% da despesa, quando no ano anterior foi 3,2 mil milhões, equivalente a 7,1%. Portanto, o investimento público de 2008 baixou em relação a 2007. Comparando com a despesa total, o investimento público representava 7%, em 2005, e passou a representar 6,4% em 2006 e 6% em 2007.

Isto é, o Estado tem aumentado a Despesa Pública, mas em gastos puros e muito desperdício, pelo que a parcela afecta ao investimento é cada vez menor. 

Também nesta matéria, o que o Governo diz não corresponde à realidade e a política de investimento público tão persistentemente apregoada e louvada é um mito. Cada vez mais os impostos que pagamos e a dívida que contraímos constituem pura perda. É esta, infelizmente, a realidade dos factos. Que nada tem a ver com a realidade virtual, propaganda diária do Governo.

publicado por a. pinho cardão às 13:04

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas