UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

31
Ago 09

-Envolveremos os cidadãos e as organizações da sociedade civil na concepção e execução  de soluções para prestação de melhores serviços públicos.

- Apoiaremos e encorajaremos uma relação de colaboração entre os utentes e os serviços, para serviços personalizados, autónomos, profissionais e responsáveis perante o utente.

- Fomentaremos  a utilização em larga escala das novas tecnologias na actividade e na comunicação da Administração Pública, caminhando para a eliminação da utilização do papel e induzindo nos cidadãos o recurso a essas tecnologias.

 

Podemos ler estas três orientações no Programa do PSD. Estas linhas de acção mostram que o PSD entende que o desafio para a Administração Pública é o da mudança de paradigma.

 

De um paradigma que tem já décadas, próprio de um estado centralizador, pré web, para um novo paradigma. Neste, os cidadãos já não são meros receptáculos de decisões tomadas por outrém dotado de ius imperium, mas são eles próprios (também) fazedores em primeira instância das decisões que os afectam.

 

Ou seja, de um modelo de comando e controlo, temos de passar para um modelo colaborativo e de participação colectiva e de uso intensivo das novas tecnologias na relação Administração/administrado.

 

Este é o desafio que o nosso país enfrenta. Trata-se, afinal, de alcançar mais uma etapa na concretização da democracia representativa.

 

publicado por Sofia Rocha às 21:59

comentário:
ECONONIA – Orçamento do estado
Durante a execução do orçamento do estado este deve todos os meses ser actualizado o seu estado de realização operacional e financeiro e que este possa ser consultado na internet num site único por todos os cidadãos.Um pouco como nas empresas como acontece com o fecho contabilístico de cada mês.
É com esta política de transparência que o PSD pode voltar a conquistar a confiança dos Portugueses.
Abel Mascarenhas a 1 de Setembro de 2009 às 18:44

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas