UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

21
Ago 09

Em democracia é saudável e salutar que o eleitor possa, em consciência, decidir em qual o partido que irá votar. Lamentavelmente, os sinais que têm sido dados por parte do Primeiro-Ministro ensombram este direito inalienável do cidadão eleitor.

Ao mostrar disponibilidade para que apenas se façam dois debates televisivos entre Sócrates e Manuela Ferreira Leite, e um com os líderes dos cinco partidos com assento parlamentar, o Primeiro-Ministro dá um sinal errado ao eleitorado, que lhe pode custar caro.

Por um lado, porque assume, claramente, que a opção de Governo só existirá entre o PS e o PSD e tudo o resto são debates para, digamos, cumprir os mínimos. Por outro, porque está isolado nesta posição: Manuela Ferreira Leite, Francisco Louçã, Paulo Portas e Jerónimo de Sousa já se manifestaram disponíveis para debater a dois as vezes que forem necessárias.

Ao assumir esta posição, Sócrates volta a esconder o jogo. Quer que o eleitorado perceba as diferenças que existem entre PS e PSD, mas opta por não mostrar as semelhanças que poderão existir entre o PS e os partidos à sua esquerda.

É uma estratégia legítima, que vincula quem a tomou, com todas as consequências que poderão daí advir. Mas ainda ontem, na entrevista à RTP, Manuela Ferreira Leite não só deixou claro que está disposta aos vários debates, como não escondeu que, se necessário for, poderá o PSD fazer uma coligação com o CDS/PP, mas nunca com o PS. E, uma vez mais, da parte do PM, nesta matéria, continuamos a ouvir um insuportável silêncio…

publicado por Francisco Mota Ferreira às 16:39

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas