UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

21
Ago 09

Se não fosse por mais nenhum motivo, haveria uma razão de peso para votar no PSD nas próximas eleições: o sentimento de asfixia democrática que se vive em Portugal.

Nunca tanto como agora se confundiu o Estado com o Governo, o Governo com o Partido e o Partido com o PS. Os exemplos, nos últimos quatro anos são mais do que conhecidos e, mais do que um sentimento de impunidade, há uma convicção generalizada de que não se pode – ou não se deve – dizer mal deste Governo.

Há a convicção de que, quem o faça, pode sofrer retaliações, há suspeitas, não esclarecidas de membros do Gabinete do PR de estarem sob escuta, há as declarações absurdas do Procurador-Geral da República que não sabe se está a ser vigiado, há pessoas perseguidas por dizer a sua opinião.

Todos nós sabemos que os Governos de maioria absoluta têm a tendência de se assumirem como os clarividentes de uma verdade que só os próprios parecem conhecer, o que, nalguns casos, pode assumir alguns contornos de ditadura.

Agora, nunca tanto como actualmente, todo um Governo, um Estado e um País foram condicionados por uma personalidade, digamos vincada, de um Primeiro-Ministro, que parece não tolerar ou permitir a diferença e as divergências de opinião.

Apenas este facto, e só este facto, seria motivo mais que suficiente para os eleitores darem um enorme guia de marcha a este Governo e a este Primeiro-Ministro. Mas, (in)felizmente, esta não é a única razão pelo qual a maioria do eleitorado deverá dar um voto de confiança ao PSD.

publicado por Francisco Mota Ferreira às 16:26

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas