UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

19
Ago 09

Se calhar sou eu, com o meu mau feitio, mas não acho normal que a última alegada polémica entre São Bento e Belém mereça, da parte do Chefe de Estado, silêncio, sem qualquer esforço de desmentir o que tem sido publicado nos jornais sobre supostas escutas, e, da parte do primeiro-ministro, o epíteto de “disparates de Verão”.

Mais grave é acreditar-se que este sentimento de desconfiança de quem escuta quem e ouve o quê é um sentimento crescente, que tem vindo a agravar-se nos últimos 18 meses. O episódio, relatado no Público, de que um assessor do PM, Rui Paulo Figueiredo, acompanhou uma visita do Chefe de Estado à Madeira e que terá mesmo, contra todas as regras de protocolo e elementar bom senso, se sentado com a comitiva nos jantares oficiais, é do mais caricato que se possa pensar. Uma atitude que, diz este diário, levou a que se «considerasse que o adjunto de Sócrates se comportava como se quisesse escutar conversas para que não fora convidado».

O jornal refere mesmo que estas acções do assessor «criaram na Casa Civil da Presidência a ideia de que pessoas ligadas a José Sócrates estariam interessadas em saber mais do que a agenda pública do Presidente. Uma ideia que perdurou. Desde o episódio na Madeira que os colaboradores de Cavaco agem com mais preocupação face aos riscos de toda e qualquer fuga de informação».

Este escalar de suspeição, que, temo, não vá ficar por aqui, mina a democracia, corrói as instituições e cria desconfortos desnecessários aos órgãos de soberania, numa altura em que se avizinham duas campanhas eleitorais. Mais do que nunca, esclarecimentos de ambas as partes são necessários e urgentes, a bem da democracia, na qual ainda acredito que vivemos.

Por muito menos já existiram golpes de Estado em Portugal…

publicado por Francisco Mota Ferreira às 16:07

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas