UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

17
Ago 09

O silêncio ensurdecedor que Sócrates está a ter relativamente às posições assumidas por destacados socialistas relativamente à possibilidade do PS poder coligar-se com o BE e o PCP no caso de não ter maioria absoluta - embora tenha mandado Vieira da Silva fazer as honras da casa - diz muito sobre como será o day after socialista após uma derrota eleitoral. Mas também é revelador de que as várias tendências socialistas estão prontas para assumir a sua suposta vocação histórica de grande partido agregador das esquerdas. Mas vamos por partes.

De cada vez que o PM é forçado a falar sobre a possibilidade de coligações, o discurso de José Sócrates tem sido sempre o mesmo: o PS luta por uma maioria absoluta, não se revê no discurso e no programa do BE e do PCP e o mesmo acontece sobre os partidos à sua direita. Quando insistentemente questionado se está disposto a governar em minoria, o silêncio é total.

É, por isso, estranho, que, num partido feito à imagem e semelhança do seu líder nos últimos quatro anos, se multipliquem as declarações de ex-líderes, militantes históricos e antigos dirigentes nacionais a privilegiarem coligações do PS à sua esquerda. Será já a contagem de espingardas a adivinhar os tempos de turbulência que se irão viver no PS after Sócrates? Ou estarão mandatados pelo líder para ensaiar este discurso para ver como reage o eleitorado?

Como alternativa ao actual Governo, o PSD devia explorar esta contradição entre os vários PS´s e fazer ver aos Portugueses que correm o sério risco de ter Louçã e Jerónimo como Ministros de um futuro Governo.

publicado por Francisco Mota Ferreira às 12:55

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas