UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

12
Ago 09

É patético que, 35 anos passados do 25 de Abril, ainda haja quem queira acantonar os partidos de direita em Portugal a um passado salazarista. Mais lamentável ainda quando a suposta acusação surge na prosa do Primeiro-Ministro de Portugal, quando acusa a direita de ser «herdeira de um certo espírito do salazarismo».

O argumento é estafado e já cansa. Desde os primórdios da nossa democracia que a direita em Portugal quase que teve de pedir desculpa por existir. Em nenhum outro País do mundo me recordo de um Pacto MFA-Partidos, que condicionou os primeiros anos da nossa democracia. E, excepção feita ao CDS – único partido que não pactuou com a Constituição da República socializante que nos queriam impor – todos os Partidos na época, incluindo o PSD, falavam no rumo para o socialismo.

Eram outras épocas e outros tempos, em que os excessos revolucionários, a ânsia da liberdade e o aventureiríssimo da democracia permitiam esses exageros, essas confusões e mesmo esses dislates.

Hoje em dia relacionar a direita com um passado salazarista é o mesmo que colocar toda a esquerda, PS incluído, como adeptos dos piores torcionários da Humanidade, como Estaline, MaoTsé Tung ou Pol Pot. Ridículo, não?

Deixemo-nos, por isso, de brincadeiras e falemos de propostas sérias. Porque, a irmos por esse caminho, é muito fácil cair na tentação de lembrar o eleitorado que José Sócrates gosta da “liberdade respeitosa”, que o levou, inclusivamente, a colocar processos a jornalistas e bloggers por divergências de opinião.

publicado por Francisco Mota Ferreira às 15:54

comentário:
Salazar, o PREC e hoje!
Salazar foi um homem da sua época e pertenceu a essa época com todos os defeitos e virtudes da mesma. Esta na história e é amado por muitos e odiado por outros muitos. Critique-se ou eleve-se o senhor, mas pelo menos conheça-se a história de Portugal e do mundo para o fazer.
O PREC , meus amigos foi um ultraje. A Direita quase desapareceu e muitos ganharam complexos de esquerda. O amigos do PREC , do PC da Albânia e do Otelo estão todos no Bloco de Esquerda. É bom não esquecer!
O Sócrates é uma tentativa de qualquer coisa, com meias verdades, muitas mentiras e uma corja de seguidores e aduladores acima do que seria imaginável.
Esta na altura de fazer mudar isto tudo. Vejo a direita com hipóteses, mas só se se unir toda. Mas, mesmo toda.
Mario Baptista a 13 de Agosto de 2009 às 09:07

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas