UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

10
Ago 09

A preocupação com a pobreza, justiça social e coesão está no centro de uma sociedade que se procura simultaneamente responsável, solidária e com legítimas expectativas de crescimento e desenvolvimento. A coesão social que promova um justo equílibrio em Portugal enfrenta um desafio crescente nos fenómenos de pobreza concentrada.

 

A pobreza concentrada, tipicamente onde se atinge uma taxa 40% da população (ou seja o dobro da taxa pobreza nacional), é hoje uma importate preocupação social em vários bairros, locais e zonas de Portugal. A pobreza concentrada, que é frequentemente associada a zonas degradadas, é limitadora do acesso das pessoas desse bairro a uma educação de qualidade, transportes públicos regulares ou acesso a emprego próximo o que promove condições de desemprego, economia paralela, criminalidade ou ambientes familiares menos estáveis. A educação e saúde dos jovens é menos acompanhada o que promove, também, situações de prolongamento da respectiva condição de pobreza, sem acesso a patamares de mobilidade social.

 

É assim importante o endereçamento de políticas de ataque a situações de pobreza concentrada, por exemplo através da requalificação urbana, mas também da aposta numa nova política de habitação social que promova a efectiva desconcentração, nomeadamente em zonas degradadas, funcionando como um efectivo factor da inclusão social. Será toda a sociedade que beneficia com estas políticas.

publicado por Gonçalo Marques Oliveira às 15:55

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas