UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

28
Jul 09

O Presidente da República disse por estes dias que seria bom que os partidos políticos dialogassem tendo em vista entendimentos futuros. Afastando-me da verdade de La Palisse que encerra as palavras do Chefe de Estado é, de facto, surpreendente, que a democracia em Portugal não tenha ainda amadurecido o suficiente para os principais partidos que dominam a cena política desde 1974 encontrem plataformas comuns de entendimento.

As vantagens, à partida seriam óbvias. Para lá das questões etéreas de regime que PS e PSD decidem alcançar em conjunto (e, mesmo assim, esse entendimento tem dias…) como a lei eleitoral autárquica, a revisão constitucional ou o pacto de justiça que, por norma, também falham e dizem pouco aos cidadãos, seria desejável que, fundamentalmente, PS e PSD acordassem entre si as linhas gerais da política interna em questões como a Educação, a Saúde, a Segurança, etc.

Se assim fosse, os partidos teriam linhas orientadoras que durariam além de uma mera legislatura. E não é preciso ir muito longe para ver o sucesso destas políticas. Basta ver o que aconteceu nos últimos anos em Espanha, com os entendimentos de regime entre PP e PSOE, e no que esses se traduziram na estabilidade do país vizinho.

Mais de três décadas depois do 25 de Abril, é tempo de Portugal e os partidos de Poder que o governam perceberem que não é por fazerem uma oposição destrutiva - e tantas vezes antagónica com o que defenderam quando eram Governo - que ganham a preferência da maioria do eleitorado.

Sociais-democratas e socialistas têm, no seu passado, essa mancha no currículo que, quero acreditar, qualquer um dos dois partidos gostaria de apagar.

publicado por Francisco Mota Ferreira às 16:29

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas