UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

23
Jul 09

Já neste blogue escrevi ser este o momento certo para, todos nós, fazermos um balanço do mandato deste Governo (fruto das circunstâncias mais longo do habitual).

Aí referi a preocupação e o desconforto evidente com que o Governo, nas suas principais vozes, parece estar com o resultado desse balanço.

O Governo dá sinais claros de estar numa lógica de "fuga para a frente", sem querer que os Portugueses olhem para trás e avaliem o que foi prometido, o que foi feito e o que não foi feito. Os anúncios de muitos milhões sucedem-se, algumas vezes contraditórios, mas sempre mal explicados e fundamentados.

Ao Governo, que deu inúmeros sinais de falta de responsabilidade, falta-lhe uma cultura de responsabilização. Ora, a responsabilização é fundamental na actuação e avaliação política dos nossos Governantes.

Não se pode aceitar, sem denunciar, o permanente clima eleitoralista de quem tudo promete a todos, atirando as dificuldades para debaixo do tapete e só querendo levantar o mesmo após os Portugueses terem votado. E tal comportamento é mais grave quando, simultaneamente, se é Governo e tem por obrigação governar o País. Não se pode aceitar que o Governo prometa para amanhã o que não sabe como irá cumprir.

O que parece assustar o Partido Socialista é o facto do Portugueses darem sinais evidentes de estarem cansados de uma forma de estar na Política e, acima de tudo, não quererem ser, novamente, enganados.

E o grande drama deste Governo, e nomeadamente do Primeiro-Ministro, é que, a ambos, se aplica o princípio: Pode enganar algumas pessoas, algumas vezes, por algum tempo. Mas não vai conseguir enganar a todos, durante todo o tempo.

publicado por Goncalo de Sampaio às 13:07

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas