Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novas Políticas

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

Novas Políticas

01
Jul09

Uma nova política

Novas Políticas

Os Portugueses estão pessimistas. Muitos estão mesmo resignados ao fatalismo de sermos uma sociedade bloqueada e medíocre. Têm o sentimento que “sempre fomos assim”.
Há consciência das dificuldades que vamos ter de viver e uma profunda descrença na possibilidade de mudar o país.

Não se acredita num futuro construído por nós próprios. A preocupação é aguentar o melhor possível, ter esperança que a economia europeia recupere e que Portugal seja arrastado por essa recuperação.

Esta é uma realidade. Mas também é verdade que mesmos os mais pessimistas querem voltar a acreditar, voltar a ter esperança, sentir orgulho num país, que apesar das dificuldades, traça o seu próprio destino e é capaz de vencer.

Apesar do desânimo e do desencanto, há, também, um profundo inconformismo com a situação do país e um sentimento que é possível mudar. Há uma vontade de mudar.

Esta realidade vem criar uma enorme responsabilidade para os que defendem uma nova política, exigindo a apresentação ao país de um programa político estruturado, que proponha o necessário e não apenas o possível.

Temos de centrar a actividade política na discussão de novas propostas.

É importante avaliar e criticar o passado e o presente, mas é cada vez mais importante falarmos do futuro.

Temos de debater, discutir e mostrar de forma empenhada que as opções que propomos são as correctas.

O debate de ideias só nos pode favorecer. Apresentando as nossas causas, debatendo as nossas propostas, os Portugueses sentirão que é tempo de um novo tempo.

As nossas causas deverão ir ao encontro dos anseios dos nossos concidadãos. Devem merecer especial atenção o emprego, a pobreza (em especial dos jovens e dos velhos), a educação (em especial o ensino secundário), a coesão económica e social regional, a saúde (em especial a acessibilidade e a garantia que continuaremos a ter no futuro um serviço público de saúde de qualidade) e a justiça.

Temos também de continuar a renovar o discurso político, sejam quais forem as consequências imediatas. É necessário falar verdade, recusar o populismo e ser realista sobre o momento historicamente difícil que se vive, sobre os sacrifícios necessários e relativamente às propostas apresentadas.

É necessário também reafirmar claramente as nossas opções ideológicas, em especial a nossa ambição de reforçar a sociedade civil. Acreditamos na liberdade dos cidadãos para construírem com autonomia o seu destino. Mais do que no Estado, acreditamos na iniciativa e capacidade dos cidadãos, das empresas e do sector social para garantir o nosso futuro.
 

5 comentários

Comentar post