UM BLOG APOIADO PELO INSTITUTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

20
Jul 09

O Gonçalo já escreveu aqui sobre a questão da Governabilidade e a importância que esta deve ter nas escolhas do eleitorado para as próximas legislativas. Num exercício interessante, o Expresso deste fim-de-semana trazia, aliás, vários cenários, com respectivas doses de probabilidade e improbabilidade, relativamente ao que nos pode trazer o acto eleitoral de Setembro.

E, quando se pensa sobre esta matéria, há um silêncio ensurdecedor por parte do PS e uma clarificação notória por parte do PSD. Do lado do PSD, já se sabe que está a lutar-se para uma vitória, preferencialmente em maioria absoluta. Mas o eleitorado sabe também que, em caso de minoria, na qual seja necessário o apoio do CDS, o PSD muito provavelmente fará esse caminho.

Já o fez no passado, quando a situação política e económica do País era grave. Está a fazê-lo no presente, na disputa eleitoral autárquica, em mais de 50 Câmaras do País. Estou convencido que irá novamente fazer, no futuro, se for essa a leitura que o eleitorado queira que se faça.

A questão da governabilidade, no que à direita diz respeito, é, por isso, uma falácia, uma tentativa de atirar areia para os olhos e um desviar das atenções. PS e PSD, muito dificilmente, poderão governar em maioria absoluta. Separados ou juntos.

É preciso, portanto, que os eleitores saibam com quem irão governar. Caberá ao PS esclarecer o eleitorado se se alia com o CDS (que já disse que não o faria com os socialistas…), se governa em minoria ou se procura acordos à sua esquerda.

No PSD esse caminho já foi feito e os eleitores sabem a resposta. A bem da democracia, o PS deverá esclarecer se está disposto, em nome duma estabilidade governativa, oferecer a pasta da Economia a Louçã, e a das Finanças a Jerónimo.

publicado por Francisco Mota Ferreira às 16:39

pesquisar
 
Últimos comentários
Se o balanço do trabalho do IFSC é claramente posi...
"Que o país quer genericamente mais do mesmo, é ev...
O foco neste momento são as autarquias. Penso que ...
http://osocratico.blogspot.com/2009/09/as-ultimas-...
Mais uma vez repito: o método dHhondt tem consequê...
Portugal valia o esforço de um homem de bem. Pelo ...
Esta não é a geração rasca mas diria mesmo que exi...
Confesso que estava com algum receio dos eventuais...
Concordo totalmente. Aliás, há vários dias - antes...
Excelente comentário, claro e sucinto, sobre a rea...
Twitter
subscrever feeds
Últimas ligações para este blog
Twingly Blog Search link:http://novaspoliticas.blogs.sapo.pt/ sort:published

Blog Política de Verdade

Banners

Novas Políticas

Novas Políticas